Saiba Tudo Sobre Relogios Mecanico e seu Funcionamento.
Saiba Tudo Sobre Relogios Mecanico Automatico e sua Maquina Fantastica.
O que tem dentro de um relógio mecânico? Como é feito? Como é que faz para mover os ponteiros?
Para fazer você entender isso explicamos os elementos que compõem um relógio mecânico e seu funcionamento em sua forma mais simples. Um relógio mecânico é composto de várias partes. Vamos ver quais são elas, o que fazem e como funcionam.
A platina: o chassi principal do relógio
Vamos começar falando sobre o chassi que mantém fixos os elementos móveis: ele é composto de uma “placa” (chamada de platina) e “pontes”, entre as quais estão incluídas as várias engrenagens.
A platina e os elementos móveis formam o movimento do relógio.
Os antigos relojoeiros distinguiam os movimentos a partir da forma e das dimensões.
As peças do movimento de um relógio mecânico
A corda
A corda do relógio mecânico é composta por uma mola em espiral em torno de um eixo que, quando enrolada, armazena energia que tentará liberar para retornar à sua forma original, graças à característica elástica do material com o qual é fabricada e por um tambor que converte esta energia em rotação. O eixo no centro do tambor é chamado de árvore.
O tambor de corda é a peça que contém a mola de corda. Uma extremidade da mola é presa na parede interna do tambor e outra extremidade é fixada na árvore. Dando corda no relógio, a mola se enrola ainda mais, gerando uma tensão cuja liberação é exatamente a energia motriz do relógio.
Nos relógios mecânicos manuais a é mola fixada na parede do tambor e tem um ponto final no qual a corda está na sua tensão máxima. Nos relógios mecânicos automáticos, como a ação de recarga é continuativa sendo feita através do movimento do pulso, a corda não é realmente fixada no tambor, mas está conectatada ao tambor por meio de uma brida deslizante que faz atrito permitindo a tensão da mola sem deixar que se rompa quando atinge o limite de sua resistência mecânica.
A duração da corda de um relógio de pulso é de 40 a 50 horas, variando bastante de marca para marca, de calibre para calibre.
O clique
Uma peça importante que faz parte do sistema de carga é o clique (ou clic) que tem a função de manter a corda enrolada. Isso se dá bloqueando a rachet, uma engrenagem que está conectada à árvore. Dando corda ao relógio, quem gira é a árvore, não o tambor, para que a corda se enrole em volta dela.
Agora, para evitar que se desenrole, o clique bloqueia o movimento da rachet, como uma catraca e disso vem o som característico de quando damos corda num relógio.
Rodagem do relógio mecânico
Rodagem do relógio mecânico: as peças de um movimento a corda manual.
E assim, depois de ter dado a corda, é o tambor que girará para desenrolá-la, enquanto a árvore permanecerá parada. É uma peça simples e pequena, mas sem ela o relógio simplesmente não funcionaria.
O trem de engrenagens
Os dentes do tambor constituem o primeiro elemento do trem de engrenagens, que tem a função fundamental de transmitir a força da mola para o escapamento, permitindo assim a marcação do tempo. Uma roda completa é composta por uma engrenagem, um pinhão e um eixo.
O trem de engrenagens é feito de uma sequência de rodas de vários tamanhos e com número de dentes calculado para que permitam o giro dos ponteiros na velocidade correta.
O escapamento
O escapamento do relógio mecânico: em vermelho o caminho da força do tambor até o balanço, passando por todo o trem
de rodagem
O escapamento tem a função fundamental de controlar a velocidade de desenrolamento da mola, ou seja o tamanho da força que é transmitida pela mola para o trem de engrenagens. O escapamento funciona bloqueando e liberando o desenrolar da corda algumas vezes por segundo e é composto por três ítens básicos: a roda de escape, a âncora e o balanço, que controla a velocidade desse ciclo de bloqueio e liberação.
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